quarta-feira, novembro 29, 2006

Onde é a África ?

Essa semana a convite de alguns amigos, fui a um Afoxé lá no Alto da Sé em Olinda. Apesar de ser cristão convicto e Kardecista desde berço, tenho enorme respeito, admiração e alguma compreensão das religiões afro-brasileiras.

Já havia ido a muitos outros ensaios de Afoxés, e também como admirador de todas as manifestações culturais e religiosas de nosso povo, também já havia freqüentado rituais afros dos mais diversos, maracatus, terreiros de candomblé, rituais de jurema, até a um casamento de umbanda tive oportunidade de participar. E foram todas vivências inesquecíveis tanto pela beleza do sincretismo, dos ritos, ornamentos, coreografias e principalmente pelo bater contagiante dos tambores que marcam os rituais, envolvendo você de tal forma que é impossível não se deixar envolver e simplesmente se ver parte daquilo, de uma forma nata. Acho que como dizem, está no nosso sangue plural, com um forte tempero africano.

E fica aqui o convite, para os que ainda não tiveram a oportunidade do contato com essas manifestações culturais e religiosas, que o façam, pois certamente muito vai acrescer em seu entendimento a respeito do processo de formação de nosso povo e nossa cultura.

Mas se vocês voltarem algumas linhas acima, talvez sintam falta, os mais observadores, que exaltei diversos aspectos dos rituais afro-brasileiros, menos o que talvez seja o mais belo de todos os seus componentes, que são os cânticos, os belos cânticos em Nagô e Ioruba, que são a base e o fio condutor de todas essas manifestações religiosas. Porque essa é exatamente a provocação que quero trazer com o texto de hoje.

Como falei, não sou profundo conhecedor da cultura afro, mas desde o primeiro contato que tive em minhas andanças aqui pela terrinha, e em várias viagens que fiz ao Maranhão, Alagoas, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, e Salvador, célula mater do candomblé e de todas as manifestações oriundas da Mãe África, venho me perguntando, e sábado em especial, quando estava lá no Afoxé, inebriado pela batida dos tambores e agogôs, reafirmei a pergunta.

Porque todos, ou quase todos os cânticos entoados nos rituais são de lamentos, porque todos ou quase todos os cânticos remetem ao passado do africano trazido ao Brasil acorrentado nos porões dos navios, porque todos ou quase todos os cânticos falam dos açoites sofridos pelos nossos irmãos nos pelourinhos, da saudade deixada pelos que conseguiram escapar dos “caçadores de escravos” separando famílias e comunidades na África do passado ?

Não quero aqui de forma alguma relegar ao esquecimento com essa provocação o passado de luta e resistência dos nossos ancestrais africanos. Mas quero lembrar que é preciso olhar para o passado com vistas à construção de um outro presente, melhor, e de um futuro de sonho, sonho de igualdade e justiça, aqui e na terra mãe.

Outro aspecto que me faz refletir é que além de tudo de abominável sofrido pelos ancestrais africanos, havia também certamente muito de belo, que pouco escuto nos cânticos entoados nos terreiros de candomblé, não creio que no vocábulo Iorubá não existam palavras belas, doces, que falem de amor, de sonhos, de paz, de fraternidade, de alegria.

Porque pouco se exalta o lindo passado dos ancestrais africanos/brasileiros que resistiram, e a custa de muitas vidas conquistaram algo que sempre pertenceu a eles, presente de Deus, Deus dos cristãos, Deus dos africanos, Deus dos Budistas, Deus de todos nós, a liberdade de ser vivente, iguais a todos em tudo ?

E o que me incomoda ainda mais, é a pergunta que deixo para os pensadores do assunto. Onde e como está a África hoje ? Ainda se fala Ioruba e nagô, só que o que hoje se fala nesses dialetos, que são apenas dois, dos milhares existentes na Mãe África, não versa sobre cortes de reis e rainhas africanas, de açoites nos pelourinhos, das senzalas, dos castigos infringidos pelos capitães do mato, dos sofrimentos dos porões dos navios. Hoje se fala nesses dialetos a respeito de outras realidades, tão, ou talvez até mais dura e cruel.


Onde estão hoje os Orixás ancestrais invocados e cultuados nos rituais afro-brasileiros, terão se mudado para o Brasil vindo nos porões dos navios negreiros ? Ou estarão vivos na áfrica de hoje ? Terão cessado os sofrimentos dos que vivem hoje do outro lado do atlântico ?

Hoje não há mais, graças à força e resistência dos nossos ancestrais e ao processo do progresso natural da “humanidade”, ainda que muito lento, o açoite do chicote na mão dos coronéis e dos senhores de escravos aqui no Brasil, mas lá, do outro lado do Atlântico, há o açoite da AIDS, que mata todos os dias mais de 6.000 pessoas entre adultos e crianças. Há o açoite da expropriação das riquezas materiais do mais sofrido dos continentes, onde "se trocam vidas por diamantes". Há o açoite da fome que mata milhares de pessoas todos os dias de inanição. Há o açoite das empresas transnacionais e das mega corporações que continuam a perpetrar o processo de escravidão daquele povo, fomentando guerras que se transformam em genocídios. Recomendo a quem ainda não assistiu, o filme Senhor da Guerra com Nicolas Cage.

E fica a questão para os conhecedores e combativos companheiros do Movimento Negro e dos movimentos religiosos afro-brasileiros. Porque não se lamentar nos seus cânticos pelo presente, sem claro esquecer o passado... Porque não se espelhar no passado para combater e estabelecer a resistência do presente, não só aqui no Brasil do preconceito racial e social, mas sobretudo lá na África, onde ainda se faz presente o chicote na mão dos sem alma e coração que continuam a enxergar pessoas como mercadorias, vendendo e comprando a dignidade e a cidadania daquele povo, nosso irmão ?

Ou será que a África, berço de todos nós, não é mais problema nosso. Será que o quinhão que nos cabia de resistir e combater veio junto com nossos primeiros irmãos negros nos navios negreiros. Onde vivem hoje nossos orixás ? Onde vivem nossos ancestrais ? Apenas no passado de resistência do negro brasileiro ?

Tenham certeza que hoje existem milhares de Zumbis dos Palmares lá na terra mãe, sendo açoitados pela injustiça e pela expropriação de suas riquezas materiais e imateriais. E nós, que tanto fizemos e temos feito no movimento de resistência e luta contra o preconceito racial, de afirmação de nossa cidadania plural, que responsabilidade temos com esse processo ?

Talvez não possamos interferir muito daqui desse lado do Atlântico, na quebra desse processo de escravidão que ainda se encontra o povo africano, mas podemos ao menos nos indignar e entoar cânticos com novos lamentos e exaltações, que instiguem a resistência e a luta do povo africano, e num fluxo contrário ao feito pelas caravelas do passado, talvez possamos mandar para lá, nossa Terra Mãe, não mais em porões de navios, mas através da Internet, dos meios de comunicação, dos trabalhos acadêmicos, e de ações efetivas, a força e a resistência que descobrimos dentro de nós, vindas de lá, forjadas nas lutas de nossos Zumbis e Zés do Patrocínio, pelos Orixás e ancestrais do passado.

Com a palavra meus companheiros do Movimento Negro.

Saudações Fraternas e ecológicas.

Ricardo Sérgio

sexta-feira, novembro 24, 2006

Paradigma do Protagonismo

Queria encerrar a semana deixando para os raros companheiros que acompanham meu blog, fica aqui o agradecimento, a seguinte provocação. Até quando vamos dormir o sono do imobilismo ?

O mundo muda a cada volta que dá, a cada novo dia, hora, minuto e segundo. Novas tecnologias, velhas maldades, novas idéias, velhos preconceitos, mas sempre mudando, às vezes evoluindo às vezes involuindo, usando como referência para isso a acepção da palavra progresso, e o Brasil definitivamente, e cada vez mais, faz parte desse processo globalizado de transformações, desempenhando um papel fundamental, não só como “celeiro do mundo, pulmão da terra, maior fonte de energia renovável do planeta, detentor dos maiores mananciais de água doce superficiais do planeta”, mas temos, a meu ver, uma responsabilidade ainda maior.

Temos a responsabilidade de ser muito mais que a grande alternativa de disponibilização de energia e alimento que virá garantir a subsistência da raça humana nos próximos séculos, acho que temos, e podemos ser um exemplo de sociedade, no mais amplo sentido da palavra.

O resultado do processo de miscigenação e formação do brasileiro, plural, forjado nas lutas libertárias de todos os povos que hoje se fundem para formar uma única raça, a raça brasileira, a despeito de muitos que ainda carregam vários preconceitos estupidamente em seus corações, achando que são brancos, pretos, índios ou estrangeiros, soma-se ao fato de ser Deus brasileiro, o que nos imputa essa responsabilidade com o resto do mundo, de ser referência de justiça social, distribuição de renda, e o mais importante, distribuição de afeto e alegria de viver, enxergando-nos a todos como pares, como iguais.

Temos o compromisso de ser exemplo para o mundo, ensinando aos racionais alemães, aos disciplinados japoneses, aos mercantilistas americanos, como se distribui a alegria de viver que só esse processo de formação da raça brasileira, com as bênçãos de Deus nosso conterrâneo, conseguimos aprender.

Acho até que deveria ser instituído um índice que medisse isso, Índice da Alegria de Viver, talvez até o haja e em minha ignorância eu o desconheça, mas certamente estaríamos entre os mais bem colocados se algo assim existisse.

Mas para isso, para nos tornarmos essa referência de sociedade, responsabilidade penso eu inalienável da nação brasileira, até porque, repito, Deus é nosso conterrâneo e a meu ver espera isso de nós, e que ninguém ouse contrariá-lo, afinal todos lembram de Sodoma e Gomorra.

Sei que há ainda um longo caminho a percorrer, mas me é muito claro que esse processo é possível, porque sou um otimista convicto que crê que a distância entre o possível e o impossível está no tamanho da determinação do homem. E para mim o único caminho para o Brasil dar esse salto transformador é a efetiva participação da sociedade. Quando essa afirmação tão repetida que já virou chavão dos pensadores de plantão, deixar de ser apenas retórica e passar a ser ação efetiva vamos virar referência para o mundo.

É preciso quebrar o que eu chamo de Paradigma do Protagonismo trazendo todos para a condição de agentes transformadores da sociedade.

Políticos e eleitores, industriais e industriários, professores e alunos, agricultores, médicos, motoristas, doutores, analfabetos, pobres e principalmente ricos, dos quais muitos o são, fruto do processo histórico de expropriação da riqueza e cidadania da maioria do povo.

Há que se criar na sociedade brasileira cada vez mais mecanismos de participação política e social, trazendo a população, sem nenhum tipo de distinção, para a condição de protagonista desse processo, incorporando os diversos saberes no sentido da construção de um projeto único de sociedade.

Projetos como o Orçamento Participativo se prestam a isso, mas precisam ir muito além do que transferir para o povo a decisão sobre o que é melhor para sua cidade, é preciso consolidar na sociedade estruturas que garantam, independentemente de quem está a frente do poder, seja ele político ou econômico, que as coisas vão se dar, como e para onde a maioria quer e sonha, tornando assim o povo definitivamente liberto do jugo das elites que historicamente vem se perpetuando no poder.

Há que se reconhecer olhando para o passado, sobretudo o passado recente, que avanços houveram, mas é preciso correr. Não é mais possível ficarmos idealizando o modelo de sociedade que queremos, mesmo que seja ele o mais belo cenário imaginável, o que precisamos de fato é criar e consolidar na sociedade mecanismos que garantam um constante processo de avaliação e transformação no sentido da construção de seus próprios caminhos, colocando nas mãos doutas e operárias, negras e brancas, mãos plurais como nosso país, essa condução.

Para mim, esse é o efetivo e real compromisso com a tão sonhada Democracia Participativa. Portanto fica aqui a reflexão, somos todos responsáveis, mas muito mais que isso, precisamos todos ser protagonistas desse processo, acordando do sono do imobilismo.

Saudações fraternas e ecológicas.

Ricardo Sérgio

terça-feira, novembro 21, 2006

Qual é a responsabilidade que temos com a transformação da sociedade ?

Ontem durante a tentativa do sono buscado em vão por horas a fio, comecei a refletir a respeito do papel e da responsabilidade que cada um de nós tem com o processo de transformação dessa sociedade tão injusta e desigual. E nessas reflexões notívagas, me chamou a atenção em especial, a responsabilidade que tem no meu entendimento, uma parcela significativa de nossa sociedade, os formados e formandos das universidades públicas, sejam elas estaduais ou federais.

É certo que o investimento feito na formação dessas pessoas é oriundo dos impostos pagos muitas vezes, e talvez na maior parte, pelos próprios, uma vez que grande parcela dos que freqüentam as bancas universitárias provem da classe média, maior pagadora dos escorchantes impostos brasileiros, que tem acesso a boas escolas e cursinhos preparatórios eficientes garantindo a eles o acesso às universidades federais e estaduais em uma concorrência desleal com os estudantes do ensino público, distorção tão conhecida de todos nós que desnecessário se faz discorrer a respeito, mas também é verdade que grande parte, desses recursos provem do trabalho árduo dos operários da construção civil, dos motoristas e cobradores de ônibus, das empregadas domésticas, dos micro-empresários, dos balconistas das lojas de sapatos, que muitas vezes tomam quatro ônibus para chegar até seu emprego, recebendo salários miseráveis por não terem tido acesso a esses ambientes acadêmicos, se qualificando e atingindo ocupações mais "nobres" e economicamente mais compensatórias.

Por isso queria trazer para a reflexão dos companheiros o compromisso que todos temos em resgatar a dívida com essa parcela da sociedade, que com seu suor e lágrimas, perdoem-me a dramaticidade, contribuem para a formação dos nossos médicos, engenheiros, arquitetos, filósofos, geógrafos, professores e doutores das mais variadas formações.

E aí comecei a devanear e imaginar um cenário onde esses profissionais, por força de lei, dariam uma retribuição a essa parcela operária de nossa sociedade, dedicando não em caráter voluntário, mas como contrapartida daquilo que receberam, um pouco de seu tempo e expertise, no sentido da melhoria da nossa sociedade.

Comecei a imaginar médicos renomados atendendo gratuitamente um paciente por dia, apenas um, em seus luxuosos e confortáveis consultórios, conquistados é preciso reconhecer, ao custo de muita dedicação e sacrifício pessoal, mas também com o suor desses nossos operários.


Nutricionistas dando explicações a pasteleira da feira livre do seu bairro sobre os malefícios da manipulação inadequada dos alimentos, arquitetos e engenheiros ajudando e orientando a parcela mais pobre de nossa população na construção e reordenamento de nossas milhares de favelas, garantindo assim um melhor controle urbano e principalmente garantindo diferentemente do que acontece hoje, que os barracos construídos precipitados às margens da encostas não desabarão, tirando preciosas vidas humanas, doutas ou operárias. Dentistas que poderiam realizar um único atendimento diário ajudando a reduzir as quilométricas filas dos postos de saúde, e ajudando assim a tirar o Brasil da condição de um país de desdentados, o administrador de empresas ou o contabilista orientando o quitandeiro da esquina de sua rua em práticas administrativas mais eficazes, ajudando assim a transformar o Brasil em um país mais moderno e eficiente.

E tudo isso viria acompanhado por um bônus para os formandos, formados, mestres e doutores. Primeiro se estabeleceria um processo de socialização nunca dantes visto no nosso país, onde a classe trabalhadora operária compartilharia com o meio pensante seus anseios, desejos e frustrações, em um processo de intercâmbio de vivências extremamente enriquecedor, e segundo, se teria por parte do meio acadêmico a possibilidade de se conhecer ainda mais o Brasil real, onde se constroe dia após dia, com a inteligência dos acadêmicos e com o suor dos operários um lugar único e tão especial, mas que carece ainda de muitos avanços no sentido da construção de uma sociedade mais igual e fraterna. Com a palavra nossos legisladores.

Saudações ecológicas.

Ricardo Sérgio

sexta-feira, novembro 17, 2006

Porque hoje é sexta

Apesar de ser sexta-feira, o limiar da semana, semana normalmente estafante e estressante para a maioria de nós, limiar este que abre a perspectiva do sábado prazeroso, do domingo preguiçoso, da proximidade com a família e com as pessoas que amamos, comecei essa sexta-feira extremamente indignado.

Abro os principais jornais locais, e leio em letras garrafais as seguintes manchetes “Tiroteio paralisa o centro”, “Recife lidera ranking de assassinatos” “Tiroteio no centro. Rendido, um dos bandidos foi levado preso até a margem do rio para DELÍRIO da população”, pasmem, delírio da população.

Talvez devêssemos mandar construir na área mais central da cidade, um pelourinho, onde poderíamos lá, satisfazer essa insanidade coletiva castigando com 20 chicotadas batedores de carteira, talvez 30 chicotadas para ladrões de velhinhas e cinqüenta chicotadas para assaltos a mão armada.

Não que eu não esteja acostumado com essa prática jornalística sensacionalista de carregar nas cores tudo aquilo que choca na busca do aumento das vendas, muitas vezes banalizando fatos que deveriam fazer qualquer ser humano são, chorar de indignação e tristeza.

Tão pouco me choca os fatos acima relatados, uma vez que como grande parte da população, já fui vítima da violência urbana, tendo sido assaltado, roubado, agredido, extorquido.

Mas hoje, talvez por ser a tão esperada sexta-feira, um dia que para mim e para muitos é especial por ser o dia do chopinho com os amigos, da busca pela boa conversa, da socialização com os colegas de trabalho, que eu comecei o dia me perguntando até quando vamos continuar a levantar os muros que dividem nossa sociedade.

Seremos todos cegos a ponto de não conseguirmos ver que de fato estamos nos protegendo de nós mesmos.

Será que as soluções para a resolução do grave e complexo problema da violência urbana residem nos vidros blindados, nas cercas eletrificadas, nos muros cada vez mais altos, no reaparelhamento do efetivo policial, municiando-os com armas cada vez mais poderosas e letais, igualando assim o poder de fogo dos marginais ? Será que a solução reside na ampliação dos efetivos das polícias, na construção de mais e mais presídios, na tão propalada geração de emprego e renda e nas políticas sociais “para que os pobres tenham oportunidades e não virem bandidos”.

Não quero aqui discutir, muito menos propor alternativas para a resolução da questão, até por que pouco sei sobre o tema para me arvorar da condição de pensar e propor a respeito.

Quero aqui, apenas gritar bem alto, tão alto quanto às manchetes que li em letras garrafais dos jornais de hoje e agora ecoam pelas ruas e pelas mentes da cidade.

Estou indignado e quero de volta a minha sexta-feira, quero poder esperar por ela, torcendo para a semana acabar, quero poder tomar meu chopinho com os amigos, aguardando pelo sábado prazeroso e pelo domingo preguiçoso, e não apenas isso, quero muito mais, quero as quintas, segundas, terças e quartas, quero de volta a liberdade de poder andar pela minha cidade, de poder olhar para o transeunte ao lado com um olhar terno, simpático, e desejar um bom dia, como já foi um dia, e deveria sempre ser, sem ficar imaginando se aquela pessoa vai a qualquer instante me apontar uma arma e roubar minha carteira e minha cidadania.

E para que não fique apenas a provocação nem a impressão de um sentimento egoísta de minha parte, deixo a reflexão de que definitivamente, precisamos TODOS, compreender na sua plenitude, o significado da palavra sociedade, e aí talvez, TODOS tenhamos garantido esse direito, para mim inalienável e imprescindível, de esperar pela sexta-feira.


Saudações ecológicas

Ricardo Sérgio

quarta-feira, novembro 08, 2006

O PT é imprescindível para o Brasil

Nesse momento que iniciamos um novo ciclo do processo de consolidação das instituições políticas do nosso país, com a recondução do Presidente Lula ao Palácio do Planalto, legitimado pelos mais de 58 milhões de votos e pela esperança de todo o povo brasileiro na construção de um país mais justo e fraterno, eu penso que o Partido dos Trabalhadores, que tanto contribuiu com o processo de pavimentação das vias democráticas de condução dos destinos de nosso país, precisa realizar uma profunda análise de tudo que aconteceu até então, sobretudo diante de todos os fatos e factóides vivenciados pelo meio político nos últimos dois anos.

É preciso que o partido aponte para o futuro, buscando ajustar os seus sonhos e planos a realidade posta. É preciso que o PT se questione a respeito de quem é, do que o move, de quais são seus reais interesses e objetivos, de quem e o que são seus adversários, e principalmente que rumo tomar. É preciso buscar respostas para essas e outras importantes questões.

Tudo isso sem caça as bruxas, sem revanchismos e buscando acima de tudo uma postura agregadora. Não é possível diante de tudo que o PT passou, aprofundar nesse momento ainda mais o processo de cisão do partido através de suas várias tendências, estabelecendo nesse instante discussões filosóficas e conceituais estéreis, ou aproveitando a fragilidade momentânea dessa ou daquela tendência para tentar estabelecer ou disputar hegemonia diretiva.

Acho inclusive, que é imprescindível estabelecer um processo de ausculta as suas bases através de seminários regionais que desembocariam em um grande congresso nacional do partido, que traria essas respostas e apontaria a direção a seguir, da maneira mais democrática, legítima e transparente, sem discussões fechadas entre caciques, como já foi um dia e como deveria sempre ser.

É chegada a hora, a bem do sucesso do maior projeto de transformação política e social já vivenciado por um país sul americano, de buscar o consenso e sobretudo unidade de ação, com estratégias claras e objetivas de soerguimento do PT.

É preciso perseguir o prosseguimento dessa experiência de transformação do Brasil em um lugar melhor e mais justo para a maioria da população, iniciado pelo Presidente Lula. Eu penso que talvez a alternativa seja buscar, não em pessoas nem em partidos, mas no próprio povo, os meios para continuar essa mudança, criando mecanismos que proporcionem uma avalanche de participação popular que nenhuma força política ou econômica conseguiria barrar.

E o PT, que surgiu no seio do povo, que tem suas bases, conceitos e sonhos, forjados pelos anseios da maioria, tem a missão inalienável de capitanear esse processo.

O Partido dos Trabalhadores é imprescindível nesse processo de evolução da democracia "representativa" e falida que ora vivemos, para uma Democracia Participativa, plural, onde todas as pessoas tenham de fato oportunidades, deveres e direitos iguais. Uma Democracia efetivamente cidadão, sonho de todos nós.

Saudações ecológicas.

Ricardo Sérgio

quarta-feira, novembro 01, 2006

Fome Zero de Informação e Cultura

Todos que vivemos no Brasil real, temos conhecimento das inúmeras mazelas sociais enfrentadas pela maior parte de nossa população, e da importância que políticas compensatórias como o Fome Zero tem para essas pessoas.

Mas preciso concordar e reforçar o que tem declarado o Presidente Lula através da imprensa recentemente. É preciso oferecer cada vez mais, as chamadas portas de saída para programas como esses, promovendo através de estratégias e programas, além do tão sonhado crescimento da economia com sua conseqüente geração de mais emprego e renda, a emancipação cidadã dessas pessoas, fazendo com que elas passem definitivamente a ser sujeitos de seus destinos.

Reconheço que na urgente necessidade de sobrevivência dos que tinham fome no nosso país, era preciso oferecer a essa enorme parcela da população a possibilidade de, parafraseando o que tem sido a cantilena do Presidente desde o primeiro dia do seu/nosso governo, “todo brasileiro poder fazer três refeições por dia”.

Mas agora é chegada a hora de promover uma virada nessa situação. Precisamos todos, governos e sociedade, promover a real democracia no nosso país. É preciso quebrar os grilhões que prendem nosso povo a miséria e a subserviência aos detentores do poder econômico e “intelectual”.

Para mim é muito claro que uma das principais e mais eficientes estratégias de perpetuação do poder na mão dessas elites, tem sido a privação do acesso a informação e a cultura, pois dificilmente um povo pobre, faminto, sem qualificação profissional e sem acesso a informação, se faz forte e capaz de assumir o controle de seu destino.

Por isso, avaliando tudo que já foi alcançado nesse primeiro governo, e olhando pra frente no desejo de enxergar um futuro de justiça social, proponho que busquemos desenvolver o Fome Zero de Informação e Cultura. É preciso libertar verdadeiramente nosso povo, e o único caminho é a educação, a democratização da informação e a valorização e promoção da cultura.