terça-feira, março 20, 2007

голубая земля ! ou... a Terra é azul !

Até quando poderemos reafirmar a tão famosa e conhecida constatação de Yuri Gagarin, cosmonauta russo que em 12 de abril de 1961 a bordo da espaçonave Vostok I confirmou ser a terra coberta por 70% de água, colorindo com os mais variados matizes de azul a superfície do nosso planetinha ?

Até onde vai a ignorância do homem com relação ao uso irresponsável dos recursos naturais, sobretudo do mais importante e essencial deles, a água, fonte da vida, origem de tudo ?

Até quando vamos continuar a nos comportar como vírus ? Como organismos que insanamente são capazes de destruir o hospedeiro que lhe sustenta a vida ?

O ser humano, historicamente vem demonstrando o quanto é estúpido e ignorante destruindo florestas, extinguindo pessoas, plantas e animais, numa velocidade tão grande que às vezes nem chega a lhes conhecer a existência e o valor. Plantas onde talvez residissem a cura de muitas doenças, quase sempre causadas pela desarmonia do todo, causadas pelo desequilíbrio do meio, pelo próprio homem, como se não fosse ele parte do próprio meio.

Permitam-me os companheiros fazer uma analogia talvez simplória mas certamente bastante esclarecedora. Que dona de casa em sã consciência dispondo de apenas de 2,5% do total do orçamento doméstico para administrar todas as necessidades de sua família desperdiçaria esses parcos recursos priorizando a compra de cosméticos no lugar de alimentos para sua prole ?

Pois é o que acontece conosco, donos da casa chamada Planeta Terra, pois do total da água existente no globo 97,5% é salgada, e para complicar ainda mais a vida de nós homo “que se acha” sapiens do total de 2,5% da água doce existente, a maior parte encontra-se concentrada nas calotas polares em forma de gelo, ou seja, encontra-se acessível apenas àqueles dispostos a caminhar bastante sob um frio de -40ºC para tomar um uísque on the rocks.

Apenas algo em torno de 0,3% de toda água existente na terra encontra-se nos rios, lagos e lençóis subterrâneos, ou seja, disponível para os mais variados tipos de consumo, sendo que desse total 12% encontra-se no Brasil, o que só reforça minha teoria de que Deus definitivamente adotou o Brasil como sua pátria. E só para complicar ainda mais, desse total de água disponível no Brasil, 80% está concentrada na região amazônica onde mora apenas 5% da população.

Outro dado relevante é que no ano zero da era cristã a população mundial correspondia a 3% da população atual. Hoje somos mais de 6 bilhões de pessoas enquanto a disponibilidade de água permanece a mesma de dois mil anos atrás. As novas tecnologias, na contramão da razão aumentam a demanda do consumo de água, chegando as classes abastadas a gastarem mais de 500 litros/dia per capita, em contrapartida à média das populações africanas que usam menos de 10 litros/dia, denotando a gritante injustiça na distribuição dos recursos materiais em nosso planeta. Soma-se a essas constatações estúpidas o fato de que 30% de toda água tratada e distribuída pelas companhias de água brasileiras são desperdiçadas em vazamentos. Quanta insanidade...

Falam alguns estudiosos do assunto que a continuar no ritmo que estamos, em 20 anos faltará água para 60% da população mundial. Segundo o Prof. Pasquale Steduto, especialista da ONU em gestão de recursos hídricos, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo já não têm acesso a água limpa suficiente para suprir as suas necessidades básicas diárias.

Ufa ! É um sem número de números que expressa o quanto é preciso sermos responsáveis e acordarmos para o mal que estamos perpetrando a nós e a nosso planeta. É um sem número de números que demonstra inequivocadamente a importância de preservarmos o recurso natural mais precioso disposto por Deus à nós. É um sem número de números que prova o quanto somos estúpidos e não conseguimos enxergar o tamanho da enrascada em que estamos nos metendo, que este é um caminho sem volta, e que a água é um recurso finito.

Até quando vamos continuar a nos comportar como vírus ? Até quando vamos prosseguir com esse processo de esgotamento dos recursos naturais ? Seremos tão estúpidos ao ponto de levar a morte o nosso hospedeiro em uma atitude claramente suicida ? Quando vamos finalmente compreender o conceito que há por trás da palavra sustentabilidade ?

Até quando vamos poder reafirmar a constatação do cosmonauta Yuri Gagarin, que estupefato diante de toda beleza descortinada da minúscula janela da espaçonave Vostok I, cunhou com uma poética simplicidade a célebre frase голубая земля ! ou... A Terra é Azul !

Um comentário:

Anônimo disse...

Menino, que blog sério e politicamente coreto esse aqui... Acho que nem vou deixar o link do meu... hehehehe...

Na verdade vou sim... Passa lá depois pra se divertir um pouquinho, que aqui, eu já vi, não rola diversão não, né? :)

Beijocas,
Guida