quarta-feira, novembro 08, 2006

O PT é imprescindível para o Brasil

Nesse momento que iniciamos um novo ciclo do processo de consolidação das instituições políticas do nosso país, com a recondução do Presidente Lula ao Palácio do Planalto, legitimado pelos mais de 58 milhões de votos e pela esperança de todo o povo brasileiro na construção de um país mais justo e fraterno, eu penso que o Partido dos Trabalhadores, que tanto contribuiu com o processo de pavimentação das vias democráticas de condução dos destinos de nosso país, precisa realizar uma profunda análise de tudo que aconteceu até então, sobretudo diante de todos os fatos e factóides vivenciados pelo meio político nos últimos dois anos.

É preciso que o partido aponte para o futuro, buscando ajustar os seus sonhos e planos a realidade posta. É preciso que o PT se questione a respeito de quem é, do que o move, de quais são seus reais interesses e objetivos, de quem e o que são seus adversários, e principalmente que rumo tomar. É preciso buscar respostas para essas e outras importantes questões.

Tudo isso sem caça as bruxas, sem revanchismos e buscando acima de tudo uma postura agregadora. Não é possível diante de tudo que o PT passou, aprofundar nesse momento ainda mais o processo de cisão do partido através de suas várias tendências, estabelecendo nesse instante discussões filosóficas e conceituais estéreis, ou aproveitando a fragilidade momentânea dessa ou daquela tendência para tentar estabelecer ou disputar hegemonia diretiva.

Acho inclusive, que é imprescindível estabelecer um processo de ausculta as suas bases através de seminários regionais que desembocariam em um grande congresso nacional do partido, que traria essas respostas e apontaria a direção a seguir, da maneira mais democrática, legítima e transparente, sem discussões fechadas entre caciques, como já foi um dia e como deveria sempre ser.

É chegada a hora, a bem do sucesso do maior projeto de transformação política e social já vivenciado por um país sul americano, de buscar o consenso e sobretudo unidade de ação, com estratégias claras e objetivas de soerguimento do PT.

É preciso perseguir o prosseguimento dessa experiência de transformação do Brasil em um lugar melhor e mais justo para a maioria da população, iniciado pelo Presidente Lula. Eu penso que talvez a alternativa seja buscar, não em pessoas nem em partidos, mas no próprio povo, os meios para continuar essa mudança, criando mecanismos que proporcionem uma avalanche de participação popular que nenhuma força política ou econômica conseguiria barrar.

E o PT, que surgiu no seio do povo, que tem suas bases, conceitos e sonhos, forjados pelos anseios da maioria, tem a missão inalienável de capitanear esse processo.

O Partido dos Trabalhadores é imprescindível nesse processo de evolução da democracia "representativa" e falida que ora vivemos, para uma Democracia Participativa, plural, onde todas as pessoas tenham de fato oportunidades, deveres e direitos iguais. Uma Democracia efetivamente cidadão, sonho de todos nós.

Saudações ecológicas.

Ricardo Sérgio

Nenhum comentário: